top of page
DUAS CAPAS DE CACHORRO E O LOBO.jpg

O CACHORRO E O LOBO

Análise da Profª Vera Dias

   O livro do escritor Antonio Torres, o Cachorro e o Lobo, contêm frases singelas mas muito tocantes que evocam a nossa imaginação. Como algumas que criei nessa bela galeria de slides.Maravilhoso livro ! Um dos mais belos e emotivos que já li. Tem trechos que fico com os olhos marejados ao imaginar a cena, mas não é para menos. O cachorro e o lobo invoca as memórias de infância, a casa velha e as marcas do tempo, de todas as gerações, os cheiros, as festas, as alegrias, desavenças e até um suicídio.
  Esse é o segundo livro da trilogia da saga de uma família baiana, o primeiro é o Essa terra e o terceiro é Pelo fundo da agulha.
    Em O Cachorro e O Lobo, a memória se apressa , atropela. Estamos no interior da Bahia, na Junco de Antônio Torres. Vinte anos após ter isso para São Paulo, o Sul maravilha, graças a golpes de sorte, o Narrador refaz a viagem em sentido inverso. Uma visita relâmpago ao pai que acaba de completar oitenta anos. Nas três etapas de um dia que segue o trajeto do sol - Manhã, Tarde e Noite - o Narrador tenta recuperar a posse de um lugar onde estão suas raízes. Uma história se escreve onde histórias se confundem, ritmadas por músicas, melodias antigas que ninam a dor.
   Essa obra tem aquele gostinho de “quero mais” depois de lermos o primeiro livro, “Essa Terra“. Nos livros “Essa Terra” e “O cachorro e o lobo” concentram-se todas as sensações dos expatriados, numa familiaridade desconcertante, como se a história também fosse um pouco a de cada um. Nossa identificação é imediata.

cactus.gif
CLIQUE TRANSP.gif
Clique nos links para ler / baixar os arquivos

ARTIGOS

1 - O Cachorro e o Lobo de Antonio Torres : A Edificação de Um Sertão Ameno - Artigo de Rogério Gustavo Gonçalves - Doutor em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto. Professor dos cursos de Letras e Pedagogia da UNIESP, Unidade de José Bonifácio-SP.

bottom of page