top of page

o deserto dos tártaros

   O deserto dos tártaros é a obra-prima de Dino Buzzati. Publicado originalmente em 1940, o livro marcou a consagração do autor entre os grandes nomes da literatura italiana e foi eleito pela crítica especializada um dos melhores livros do século XX. A obra narra a história do jovem tenente Giovanni Drogo, que recebe com alegria uma missão no forte Bastiani — para ele, a primeira etapa de uma carreira gloriosa. Embora não pretendesse ficar por muito tempo, o oficial de repente se dá conta de que os anos se passaram enquanto, quase sem perceber, ele e seus companheiros alimentavam a expectativa de uma invasão estrangeira que nunca acontece. A espera pelo inimigo transforma-se na espera por uma razão de viver, na renúncia da juventude e na mistura de fantasia e realidade.

    A notável obra de Buzzati é uma narrativa sobre o tempo, a espera fútil de algo que sacie a ansiedade contemporânea, e sobre o perigo de se apegar às rotinas impostas pela artificialidade das organizações sociais. Considero sua prosa fantástica. Dino Buzzati é um mestre nas caracterizações psicológicas, e suas descrições são muito boas, dá para sentir na pele o sol do deserto e a desolação da fortaleza onde o protagonista vegeta. As partes de narração surreal, como delírios e sonhos, são tão bem costuradas na trama que quase não se nota a transição.

      A linguagem é precisa, me recordando em certos trechos meu querido Graciliano Ramos que tanto estudei. Ambos tinham a característica comum de selecionarem as palavras a dedo, sem excessos, direta e elegante.

     E creio que a melhor forma de se apreciar uma obra é mesmo começar a lê-la desde o primeiro capítulo. Assim sendo, coloco aqui a disposição dos meus leitores que não a conhecem a oportunidade de se familiarizarem e a apreciarem na íntegra. Basta para isso clicar no botão abaixo para baixá-la e lê-la em formato PDF no tablet ou no no micro.
           

dino buzzati.jpg

Copyright  @ 2019 por Vera Lúcia L. Dias
Todos os direitos reservados

VERA RETRATO.png
Contador de visitas
bottom of page