top of page
RADUA3.JPG

OBRAS

CLIQUE TRANSP.gif
Clique nos botões para ver ou ler/baixar o livro
lavour1.JPG

LAVOURA ARCAICA

Lavoura arcaica é um texto em que se entrelaçam o novelesco e o lírico, por meio de um narrador em primeira pessoa - André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, conseqüentemente, o avesso da imagem da família. É sobretudo uma aventura com a linguagem: além de fundar a narrativa, a linguagem é também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. Lançado em dezembro de 1975, Lavoura arcaica foi imediatamente considerado um clássico, "uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa", segundo o professor e crítico Alfredo Bosi.

copo.jpg

UM COPO DE CÓLERA

"... e estava assim na janela, quando ela veio por trás e se enroscou de novo em mim, passando desenvolta a corda dos braços pelo meu pescoço, mas eu com jeito, usando de leve os cotovelos, amassando um pouco seus firmes seios, acabei dividindo com ela a prisão a que estava sujeito, e, lado a lado, entrelaçados, os dois passamos, aos poucos, a trançar os passos, e foi assim que fomos diretamente pro chuveiro.""O corpo antes da roupa", afirma o personagem de Um copo de cólera ao narrar o que acontece numa manhã qualquer, depois de uma noite de amor, quando a aparente harmonia entre ele e sua parceira se rompe de repente. Tensa, contundente, a linguagem de Um copo de cólera alcança tal intensidade e vibração que faz desta narrativa uma obra singular da literatura brasileira, um clássico dos nossos tempos.

menina.jpg

MENINA A CAMINHO

Primeiro trabalho de ficção de Raduan Nassar, escrito no início dos anos 1960, Menina a caminho apareceria em edição comercial somente em 1997. Dos quatro contos breves que completam este volume, três datam do início da década da década de 1970: Hoje de madrugada, Ventre seco e Aí pelas três da tarde. Mãozinhas de seda, o único texto inédito deste livro, é de 1996. 

Ao todo, sete contos breves e um ensaio, que nos familiarizam com olhares sobre o Brasil e a vida em sociedade, o domínio e a libertação, a ética e o sonho de se procurar, ainda que por momentos, esquecer a rudeza do quotidiano, sabendo-o ainda assim inevitável.
 

veradias.png

Copyright @ 2020

Vera Lúcia Lopes Dias
Todos os direitos reservados

Contador de Visitas

bottom of page