
Literatura - Silviano Santiago - Entrevista - Canal Futura
Entrevista com a jornalista, Lilia Schwarcz
Há uma voz literária forte e variada no Brasil. No início, era muito ligada ao estrangeiro. Depois, enveredou para a ênfase nos discursos nacionais. Hoje, nossa literatura é antes de tudo uma face de nosso multifacetado espelho. Nem sempre produto de seu contexto, ela ajuda a produzir o país. Para falar sobre esse tema, Silviano Santiago, escritor e crítico literário é o convidado da jornalista, Lilia Schwarcz, nessa série de Entrevista sobre a construção da identidade brasileira a partir de um olhar sobre a história do país.
Raphael Montes recebe Silviano Santiago no Trilha de Letras | Programa Completo
BLOG DAS LETRAS COM LUCAS CARVALHO FALA DO LIVRO MACHADO
Romance? Crítica literária? Ensaio? Memórias? História? Machado, de Silviano Santiago, é uma narrativa singular que supera e aperfeiçoa vários gêneros literários a fim de abrir uma janela para o universo de Machado de Assis a partir dos últimos anos de sua vida.
O ESCRITOR SILVIANO SANTIAFO FALA DA RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA E LITERATURA
VIDA E SOCIEDADE
O escritor silviano santiago – duas vezes vencedor do oceanos – fala sobre a relação entre memória e literatura, vida e sociedade, a partir de machado, romance que aborda ficcionalmente os últimos dias da vida de Machado de Assis.
Nesse programa, silviano Santiago e Sérgio Sant’anna refletem sobre os temas abordados em seus livros, como tecnologia e destruição, arte e loucura, animalidade, mal, memória, entre outros.
Publicado em 12 de abr de 2016
O escritor Silviano Santiago acredita que existe uma tipologia de primeiros parágrafos. É o primeiro parágrafo quem dá o tom da narrativa.
Silviano diz que o autor rouba ou não a atenção do leitor nas primeiras palavras do romance. Siviano é ensaísta, poeta, professor, contista e romancista brasileiro, com mais de 30 obras publicadas, ganhador de três Prêmios Jabuti.
Esse é o centro do programa: uma entrevista com um escritor sobre o tema do episódio, feita pelo diretor do programa. Com a licença de Machado de Assis, é uma conversa que tem mais da pena da galhofa do que da tinta da melancolia. Realizado pelo Super Libris, um programa que fala sobre literatura brasileira, mas não de forma professoral. Aqui autores são tão importantes quanto gente que vende, gente que conserva, gente que faz e gente que ama o livro.
PUC-RJ - DEPOIMENTO DE PROFESSORES EM COMEMORAÇÃO AOS 40 ANOS DE LANÇAMENTO DO LIVRO "LITERATURA NOS TRÓPICOS"
“Uma literatura nos trópicos – ensaios sobre dependência cultural”, de Silviano Santiago completou 40 anos. Para marcar a data, o departamento de Letras organizou uma homenagem ao autor da obra que questiona a subordinação da produção cultural brasileira aos padrões ocidentais.