

Clique nas figuras para abrir os documentos
Revista Suplemento G
Entrevista
Site Completo
Edição Especial de Maio de 2017
organizada pela Secretaria
do Estado de Minas Gerais
Entrevista de Silviano Santiago
concedida a Helena Bomeny e Lúcia Lippi Oliveira
Contendo Biografia, Teses e Dissertações e Referências Completas para Pesquisar as obras de Silviano Santiago
Revista Cândido
Jornal da Biblioteca Pública
do Estado do Paraná
Nº 64 - Novembro 2016
Suplemento Pernambuco
Corpos Escritos
Ensaio Inédito de Silviano Santiago
para o Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de Pernambuco Nº 58
(vide páginas 10 a 14 da revista)
Tese de Doutorado de
Wander Mello de Miranda da UFMG no qual ele propõe propõe a análise conjunta de Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, e Em Liberdade, de Silviano Santiago.
Jornal Rascunho
O Jornal de Literatura do Brasil
Nº 201 - Janeiro de 2017
Suplemento Pernambuco
Ensaio Inédito de Silviano Santiago
para o Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de Pernambuco Nº 126
(vide páginas 10 a 18 da revista)
TESE de Roberto Carlos Ribeiro
DUPLO ESTILETE: CRÍTICA E FICÇÃO EM SILVIANO SANTIAGO
Esta tese é o resultado de investigação da obra do critico-escritor Silviano Santiago. Nela, propomos que na escrita desse autor, tanto a crítica quanto a ficção dialogam entre si como forma de suplemento.
Atração do Mundo : Políticas de Golobalização e de Identidade na Moderna Cultura Brasileira
Artigo tema da aula de hoje na UFRJ
Sobre a situação da Literatura Brasileira
ENTREVISTA DE SILVIANO SANTIAGO A
Joëlle Rouchou e Júlio Castañon Guimarães
(Fundação Casa de Rui Barbosa)

GARIMPEIRO: O NASCIMENTO DO NARRADOR-OBSERVADO NA PRAÇA SETE, EM MIL ROSAS ROUBADAS, DE SILVIANO SANTIAGO.
Ao explorar vários campos do conhecimento, a antologia 35 ensaios de Silviano Santiago organizado por Italo Moriconi nos liberta do espírito colonizado e colonizador.
ENTREVISTA DE GIOVANI RICCIARDI A
SILVIANO SANTIAGO
sse livro do catedrático e professor Silviano Santiaof foi publicado em 1988, e nele estão contidos 16 ensaios sobre literatura e cultura brasileiras, escritos entre os anos de 1982 e 1988, sendo uma referência à avaliação crítica da criação literária nacional: seus rumos, desvios e influências. Silviano Santiago aponta alternativas para o projeto de modernização artística brasileira.
A obra. está dividida em quatro partes, cada uma representando questões sobre as quais o autor se detém. Na primeira, faz uma análise da produção literária pós-64, levando em conta os autores contemporâneos com quem convive a sua própria escrita ficcional e poética. Na segunda parte, a preocupação é com os modernistas. O autor exercita uma crítica que pressupõe uma tomada de posição consciente, relevante e polêmica. Na terceira, retoma a questão das relações entre a Europa e as Américas pelo viés do ensaio de Umberto Eco, Viagem pela hiperrealidade, e pela crítica de uma forma de censura artística em país tão democratizado quanto a Alemanha pós-hitleriana. E, por último, recupera a preocupação teórica que se encontra disseminada nos seus textos que tangenciam a literatura comparada. O objetivo é questionar a metodologia de leitura, que se encontra em sua produção recente. Também fazem parte do debate proposto na obra as relações de poder, as grandezas e impasses surgidos com os ideais da Semana de Arte Moderna de 1922 e a interferência da mídia na produção e legitimação da literatura.
Tendo recebido três vezes o Prêmio Jabuti, nas categorias romance e conto, Silviano esgravata as referências do estudo do Modernismo, abrindo em sua malha finos espaços para novas reflexões.
Os artigos escritos por Silviano Santiago se mostram indispensáveis aos amantes da crítica literária e também a todos que desejam fazer literatura hoje em dia no Brasil.
