top of page

GRITO : um livro com múltiplas possibilidades
pedagógicas

GRITO ANIMADO.gif

    A meu ver, a coisa mais fascinante desse livro de Godofredo não é tanto sua história e seu final inesperado. Sem dúvida, esses dois fatores foram importantes para o sucesso do livro, mas como estudiosa de questões literárias foquei em outro aspecto fundamental para o desenvolvimento do projeto pedagógico que eu e minhas colegas professoras precisávamos a fim de  aplicá-lo com sucesso aos alunos do 8º período do ensino médio :  o formato da obra e todas as outras possíveis construções, bem como personagens e ações.

 

    Godofredo  contruiu uma narrativa que remete ao teatro e aos seus clássicos personagens e peças. Não sabemos muitas vezes onde transita a realidade e o imaginário no discurso da personagem Eugênia. O autor utiliza um jogo de linguagem que nos instiga a pensar sobre as inconsistências dos sentimentos humanos, e do quanto a memória pode ser uma amálgama bem feita de realidade e imaginação. Portanto essa característica da narrativa do livro fez com que eu e minhas colegas professoras vislumbrássemos a possibilidade de aplicá-lo no intuito de fornecer aos alunos uma forma diferente da usual da narrativa clássica de uma história linear que tem princípio, meio e fim bem encadeados. Nesse livro as coisas são bem diferentes : ele é um livro curto, de 160 páginas e os 21 capítulos são divididos em atos assim como nas peças teatrais. Com isso, o livro de Godofredo é, também, e antes de tudo, uma espantosa reflexão sobre a arte. A arte não só traça caminhos, mas oferece uma forma de libertação. Ela pode restaurar nosso equilíbrio e por meio dela podemos tornar o mundo mais suportável e atraente. Isso remete à fala do poeta Ferreira Gullar que declarou uma vez que a arte existia porque a vida não bastava. Negar a arte é como dizer que a vida se basta, não precisa de arte. E isso é de uma pobreza terrível ! 

  O livro é uma expressão visceral dos desejos mais íntimos do ser humano, de suas necessidades e de seus sonhos. Através desse cenário mais teatral, o autor coloca em pauta temas importantes para debate que são atemporais em nossa sociedade.

 

    E para os jovens no mundo de hoje que vivem atordoados com tantas imagens que se sucedem a cada segundo, há uma certa falta de direção. E a narrativa de Godofredo poderia mostrar para eles que, para viver, devemos sempre partir do que temos, ou nunca chegaremos a nada que preste. Romper a cortina do grande teatro em que nos vemos lançados. Revirar cenários e personagens de pernas para o ar. Tomar o comando da representação mesmo sabendo, todo o tempo, que algo maior sempre nos comandará. A isso se resume, de certo modo, a vida.

    Para prepararmos o terreno e despertarmos o interesse dos alunos que seriam alvo do nosso projeto pedagógico pela leitura da obra, começamos por oferecer a eles uma apresentação do livro nos moldes que estavam acostumados devido à sua convivência díária com a internet, celulares e outras tecnologias : o booktrailer. Como a organizadora já tinha construído para seu ex-professor um site contendo um número significativo de vídeos curtos de apresentação da obra, enviamos cada um deles por e-mail ou pelo zap de cada um dos alunos (os vídeos que eles assistiram podem ser visualizados a seguir numa galeria de vídeos).   

Livro Grito

Livro Grito

Livro Grito
Buscar vídeo...
BOOKTRAILER LIVRO GRITO DE GODOFREDO DE OLIVEIRA NETO

BOOKTRAILER LIVRO GRITO DE GODOFREDO DE OLIVEIRA NETO

03:44
Reproduzir vídeo
LIVRO GRITO DEPOIMENTOS

LIVRO GRITO DEPOIMENTOS

17:49
Reproduzir vídeo
GRITO - AS FASCINANTES CRÍTICAS DE LEITORES

GRITO - AS FASCINANTES CRÍTICAS DE LEITORES

02:26
Reproduzir vídeo

      Após a exibição em sala de aula dos vídeos com ajuda da professora, os alunos também foram apresentandos a uma coletânea de resenhas curtas elaboradas por diversos críticos sobre a obra resumidas e entregues a cada um num pequeno livreto (clique aqui para ler / baixar).


     O objetivo dessa apresentação é o fato de que todos sabemos naturalmente o quanto resenhas são de suma importância pois elas apresentam duas finalidades principais: uma é incitar o aluno a trabalhar seu pensamento crítico, entrando profundamente no pensamento do autor, auxiliando no melhor entendimento do pensamento pesquisado. Outra é socializar o conhecimento tanto do autor como do aluno sobre determinado assunto, produzindo de uma forma mais sintética a teoria em si, podendo esta ser usada para análise introdutória ou comparativa, se for feito entre dois ou mais autores, conceitos, temas etc.


    E também fica mais fácil para o aluno ler e ser incentivado ao ato da leitura do livro, não é mesmo ?  Uma ideia resumida para um trabalho, auxilia nossos alunos a entender o texto por uma outra perspectiva, sendo esta complementar ou mesmo até conflitante com suas próprias conclusões.


   Assim esse livreto veio a facilitar a vida dos alunos, pois nele estavam contidas as melhores resenhas e comentários retirados das postagens do seu Face e da Internet sobre o livro Eles ganharam uma nova roupagem e arrumação, finalizando o texto com os recentes comentários da organizadora do projeto sobre o livro.

     A última etapa do projeto consistiu na roda de leitura em sala de aula com a participação de cada um dos alunos que leu e discutiu com o colega o capítulo que foi sorteado para ele na aula.

      Ao final, tivemos uma excelente performance das turmas envolvidas que conseguiram elaborar trabalhos de grupo surpreendentes, o que animou a todos.

investigar-gif-animado-3.gif
PARA SABER MAIS
clique-aqui-gif-animado-3.gif

CLIQUE NA FIGURA ABAIXO PARA IR AO BLOG SOBRE A OBRA

grito.JPG
bottom of page