top of page

Apresentação

caligrafiaarabe2.png
cali3.png
llaw1.gif

     Queridos leitores deste site. Minha paixão pela literatura árabe vem desde menina. Sempre fui fascinada por contos das arábias e na minha adolescência me apaixonei pelo filme "Lawrence da Arábia", e seu protagonista, o ator Peter O´Toole que interpretou magistralmente o tenente Thomas Edward Lawrence, autor do livro "Os Sete Pilares da Sabedoria", de onde se inspirou a história do filme, povoou meu imaginário por longo tempo. Comecei a explorar e pesquisar desde aquela época tudo que se referia à história dos árabes e sua fascinante cultura. 


      Uma coisa tenho absoluta certeza : é impossível falarmos sobre a literatura árabe sem primeiro conhecermos um pouco a história dos povos árabes e a civilização oriental. Também precisamos conhecer um pouco sobre a importância e enorme influência que os árabes exerceram na literatura brasileira e continuam a exercer até hoje. Geralmente, quando se fala em literatura árabe, pensamos no título de uma das mais famosas obras representativas dela — As Mil e Uma Noites — composta por uma coleção de contos escritos entre os séculos XIII e XVI. Porém essa é apenas a mais conhecida e existem outras relevantes e que merecem ser citadas e estudadas. 

       Antes de me aprofundar nas características da literatura árabe, tive de pesquisar a história dos povos árabes e no significado da palavra orientalismo. Para mim, como professora e pesquisadora, tive dde me debruçar primeiro na leitura desses três livros que são referência na maioria dos trabalhos de pesquisa que li sobre o tema : O Mundo Falava Árabe: A Civilização Arabe-Islamica Clássica Através da Obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta , Uma História dos Povos Árabes Orientalismo - O Oriente Como Invenção do Ocidente. A seguir, vou apresentar uma breve sinopse de cada livro e o leitor desse site, se dessejar ler a obra em pdf, basta clicar nas capas dos livros.      

o mundo falava arabe.JPG

O Mundo Falava Árabe - Beatriz Bisso

Esta obra desconstrói equívocos e preconceitos que associam os árabes ao fanatismo, ao atraso e ao bárbaro. A análise feita aqui revela outro universo ― culto, dinâmico, aberto aos mares longínquos, que valora a escrita, o convívio harmônico entre campo e cidade e o conhecimento. Fruto de densa pesquisa acadêmica da autora, o recorte temático teve por base a categoria de espaço. Partindo do pressuposto de que a noção de espaço é constituída e constituinte das relações sociais e da própria cultura árabe, a historiadora mostra como o campo do religioso islâmico fornece os elementos básicos para a ordenação e representação espacial. A noção de pertencimento estrutura-se, neste universo, à estreita relação mundo civilizado/mundo urbano e hierarquiza-se a partir de um ponto de referência sacralizado: Meca.

HISTORIA DOS POVOS ARABES.jpg

Uma História dos Povos Árabes - Albert Hourani

Essa obra fala sobre a explosiva situação do Oriente Médio, com os intermináveis conflitos entre israelenses, palestinos e seus vizinhos, a guerra Irã-Iraque, a guerra do Golfo, o fortalecimento do fundamentalismo islâmico - desde a Segunda Guerra, os árabes estão no centro das questões mais turbulentas de nossa época. No entanto, deles e de sua história sabemos muito pouco. É esta lacuna grave e lamentável que Uma história dos povos árabes vem sanar. Com erudição, sensibilidade histórica e um estilo de exemplar clareza, Albert Hourani, durante décadas professor em Oxford, escreveu um livro obrigatório não apenas para os interessados nas raízes da atual crise internacional, mas para todos aqueles que têm curiosidade por uma cultura de extraordinária riqueza, cuja importância em termos mundiais só tende a aumentar.

ORIENTALISMO.jpg

Orientalismo : O Oriente como Invenção do Ocidente

Nas palavras do romancista Milton Hatoum, Orientalismo é "um ensaio erudito sobre um tema fascinante": como uma civilização fabrica ficções para entender as diversas culturas a seu redor. Para entender e para dominar. Neste livro de 1978, um clássico dos estudos culturais, Edward W. Said mostra que o "Oriente" não é um nome geográfico entre outros, mas uma invenção cultural e política do "Ocidente" que reúne as várias civilizações a leste da Europa sob o mesmo signo do exotismo e da inferioridade. Recorrendo a fontes e textos diversos - descrições de viagens, tratados filológicos, poemas e peças, teses e gramáticas -, Said mostra os vínculos estreitos que uniram a construção dos impérios e a acumulação de um fantástico e problemático acervo de saberes e certezas européias. A investigação da origem e dos caminhos do Orientalismo como disciplina acadêmica, gosto literário e mentalidade dominadora, vai e volta do século XVIII aos dias de hoje, das traduções das Mil e uma noites à construção do canal de Suez, das viagens de Flaubert e "Lawrence da Arábia" às aventuras guerreiras de Napoleão no Egito ou dos Estados Unidos no golfo Pérsico. Um livro fascinante e indispensável.

     A literatura árabe nasceu no século VI, mas mas somente com o Alcorão, no século VII, ela ganhou uma maior consistência e permanência na vida cultural dos árabes e em sua produção literária. O Alcorão, livro que os muçulmanos julgam revelado por Deus a seu profeta, Maomé, no século VII,  é reverenciado em todo mundo. Foi somente com ele que, no século VII, ela ganhou uma maior consistência e permanência na vida cultural dos árabes e em sua produção literária.
      No entanto, o ápice dessa literatura, se deu durante a Era de Ouro do Islamismo, quando conquistou um vigor que perdura até a atualidade. Normalmente a história da literatura árabe é dividida em dois momentos, o anterior e o posterior à sistematização do Alcorão. Antes da consolidação do Islamismo os árabes viveram uma época conhecida como Jahiliyyah, ou período da ignorância, especialmente no sentido espiritual. Nestes tempos a criação literária escrita foi muito esparsa, ao contrário da tradição oral. Tal como a Bíblia, o Alcorão também foi um marco decisivo na literatura dos árabes. Ela é o ponto de origem de várias concepções, referências e menções, sem falar em seus princípios morais, que inspiraram a gestação de muitas histórias. No universo árabe há uma clara distinção entre a língua culta e a comum; raros autores se valem desta última, pois se alega que a produção literária tem como meta aprimorar e educar os indivíduos, acima da ideia de entreter. A seguir citarei alguns dos mais importantes autores e suas obras da literatura árabe.

Autores e Obras

  • Gibran Kalil Gibran. Líbano. Espíritos Rebeldes; Lágrimas e Sorrisos; A Procissão; O Profeta; Os Deuses da Terra; Entre a Noite e o Dia; O Jardim do Profeta; Lázaro e Sua Amada.

  • Muhammad Aladdin: Egito. El Evangelio según Adán; Las Aventuras del Príncipe Seif Ibn Zi Yazan; La otra orilla; Los círculos;  El vigésimo segundo dia; Nuevo Amante, Joven Amante.

  • Naguib Mahfuz: Egito. Miramar; Trilogia do Cairo; A Taberna do Gato Preto; Os Filhos do Nosso Bairro; Noites das Mil e Uma Noites.

  •  Ahmed Al-Aidi: Egito. Being Abbas El Abd; Adventures of Karee.

  • Nael Al-Toukhi: Egito. Technical Changes; Hanoch Levin.

  • Nadia Tuéni: Líbano. Les Textes Blonds; L'Âge d'écume; Juin et les Mécréantes; Le Rêveur de Terre; Archives Sentimentales d'une Guerre au Liban; Une Guerre Pour les Autres; Jardinier de Ma Mémoire.

  • Gamal el-Ghitani: Egito. Ard .. Ard; Dhikr ma Jara; Ahrash al-Madina; Naftha Masdur; Thimar al Waqt; Rinn.

  • Mohammed Chukri: El Pan Desnudo; El Pan a Secas; Tiempo de Errores; Rostros, Amores, Maldiciones; El Loco de Las Rosas.

  • As Mil e Uma Noites. Autoria Anônima.

       E, claro, não podia deixar de apresentar aqui o livro O Significado dos Versículos do Alcorão Sagrado, de autoria do Profº Samir El Hayek,professor de estudos Árabes e Islâmicos da Universidade de São Paulo (USP). Essa obra possui comentários esclarecedores sobre o livro mais sagrado da religião islâmica e ponto de partida para começarmos a compreender a cultura e a visão do mundo árabe.

    

         

ALCORAO SAGRADO.JPG

  Na próxima página , que pode ser acessada clicando-se no botão superior do cabeçalho desse site com o nome Literatura, vamos detalhar melhor as características da literatura árabe e discutir sua influência e importância na literatura brasileira. 

REFERÊNCIAS :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_%C3%A1rabe
http://www.banipal.co.uk/contributors/865/nael-el-toukhy/
http://www.radioopensource.org/nael-el-toukhy-a-post-modern-novelists-eye-on-egypt/

ALADIM.gif
Apresentacao
caligrafiaarabe2.png

Copyright 2021 @ por Profª Vera Dias
Todos os direitos reservados

Contador de Visitas

caligrafiaarabe2.png
bottom of page